Qual o Melhor Shape Para Street?

Eis que uma pergunta bem comum por parte de quem está começando a se aventurar no skate e começando a mandar umas primeiras manobras na rua: Qual o melhor shape para Street?

Pois bem, hoje vou tentar ajudar você a responder essa questão e escolher um bom shape para street.
Qual o Melhor Shape Para Street?
Qual o Melhor Shape Para Street? 


Primeiro, é válido reforçar que já temos matérias no site falando sobre as peças do skate. Vou deixar 5 recomendadas abaixo. Caso ainda não tenha lido, clica nos links que vai abrir em uma nova guia:
  1. Quais as partes do Skate? Conheça as peças do Skate
  2. Partes do Skate: Tipos de Shape de Skate
  3. Partes do Skate: Trucks - O que é e Tipos de Trucks de Skate 
  4. Rodas de Skate - Saiba Como Escolher a Melhor Roda de Skate 
  5. Partes do Skate - Rolamentos - Tudo o que você precisa saber sobre rolamentos! 

Como você já deve saber, os shapes são a parte de madeira skate. Nele são parafusados os trucks e colada a lixa.

Geralmente os shapes são fabricados em 7 camadas de madeira com uma cola/resina específica. Tem muitas opções de tamanho, uma mais indicada para cada tipo de rolê.

Shapes para Street:

Primeiro, street, como o nome já sugere, são os rolês mais voltados pra rua, com manobras usando obstáculos já existentes, como bancos, corrimão, escadas, meio fio, rampas e gaps.
Ou ainda em obstáculos artificiais criados propriamente para manobras.

Shapes para Street são facilmente encontrados para compra. Por ser uma modalidade bem popular no Brasil, em qualquer loja você encontrará algumas opções disponíveis.

Na hora de fazer suas considerações e escolher um shape para street, é importante lembrar de algumas coisas:
  • O shape precisa ser leve para facilitar as manobras;
  • O shape "precisa" ser compátivel com as outras peças;
  • Escolha um shape de boa qualidade para durar e resistir as marretasdas das manobras.


Quando falei acima sobre ser compatível com as outras peças, falei no sentido do tamanho do seu shape ser adequado para os trucks e para as rodas. Como shapes para street são menores, os trucks e rodas precisam acompanhar este tamanho. Falarei um pouco mais sobre mais à frente nesta matéria.

Na hora de escolher seu shape para street, escolha uma opção entre 7,5" e 8". Quando mais estreito o shape, mais leve ele será. Com um shape mais leve, as manobras rápidas e altas fluem mais fácil.
Com um shape mais estreito, os giros do skate ficam mais fácil de serem executados e você tem mais facilidade para mandar suas manobras.

Também leve em consideração sua altura. Busque por um shape fino, mas, adequado para seu tamanho. Se você for bem alto, pode optar por um shape de 8". Vai ser mais confortável para sua estatura.

Agora, se tem estatura mediana ou baixo, quando menor o shape, melhor para street.

Shapes de maple canadense tem uma qualidade superior e são mais caros, mas, valem a pena pela qualidade. Se tiver grana disponível, vale o investimento. 

Melhores Marcas de Shape para Street:

Existem muitas marcas de shape de qualidade disponíveis no mercado. A grande maioria conta com shapes entre 7,5" e 8". Podemos citar algumas que tem grande aprovação por parte dos skatistas:
  • Flip;
  • Element; 
  • Plan B;
  • Almost;
  • Santa Cruz.

Escolhendo qualquer uma dessas marcas você estará bem servido de shape. 

Trucks e Rodas para Street:

Vamos escrever outras matérias falando detalhadamente sobre trucks e rodas para Street, mas, já que já está estudando o shape ideal, vamos recomendar algumas configurações para escolher o Truck para Street e também as Rodas para Street.

Truck para Street:

  • 129mm para shapes de 7" a 7.75" 
  • 133mm para shapes de 7.5" a 7.81"
  • 136mm para shapes de 7.75" a 8" 


A altura dos trucks tem variações conforme modelo e marca. Tenha em mente que trucks baixos tem mais estabilidade para manobras de flip e devem ser combinados com rodas pequenas (entre 50 e 55 mm). 

Trucks normais são mais versáteis tanto na rua quanto em skateparks

E trucks altos são mais indicados para quem prefere andar com o truck mais solto, ter mais facilidade nas curvas e, por outro lado, ter menos estabilidade. Trucks altos também evitam que as rodas enconstem no shape nas curvas.

Espero que nosso guia de como escolher um shape ideal para street tenham te ajudado. Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, deixe um comentário. 

Abraços e VIVA O SKATE!

0 comentários: