Comprar Skate Pronto ou Montar Peça a Peça?

Salve, salve Rapaziada!

O post de hoje começa com uma questão que já está estampada no título: Comprar Skate Pronto ou Montar Peça a Peça?
Comprar Skate Pronto ou Montar Peça a Peça?
Comprar Skate Pronto ou Montar Peça a Peça? 


Essa questão provavelmente já passou ou está passando pela sua cabeça e a dúvida é bem comum entre quem está começando ou pretende começar a andar de skate. Vou tentar ajudar você a tomar sua decisão!



Antes de mais nada, é importante que você saiba bem qual o tipo de rolê que pretende dar com seu skate. Pretende andar na rua, street; pretende andar em bowl ou half; vai descer ladeiras, está pensando em um long.... tudo isso vai influenciar na sua decisão. As peças para cada tipo de prática tem particularidades.

Para cada tipo de prática existe um equipamento ideal. Até escrevemos uma matéria bem completa aqui no site onde falo sobre as peças de um skate. Também temos várias matérias específicas falando sobre cada uma das peças que compõem um skate e a melhor indicação por aplicação. Seria legal conferir antes de continuar. Veja:

Nessa lista de matérias só não citamos a lixa e o parafuso. Basicamente, seja montando um skate ou comprando pronto, você precisará de:
  • Shape;
  • Par de Trucks;
  • Jogo de Rodas;
  • Jogo de Rolamentos;
  • Parafusos;
  • Lixa.
Agora, respondendo de maneira mais direta a questão tema desta matéria, montar um skate ou comprar já montado envolve alguns fatores que você deve se atentar. Vou elencar as vantagens de cada uma das opções e depois deixo minha opinião e conclusão do tema.

Motivos para Comprar um Skate Montado (ou para não comprar):

Comprando um Skate Montado, você não precisará saber nenhum dos passos ligados a montagem. Só vai na loja ou no site, escolhe e pronto. Já sai com seu Skate pronto para começar a andar. Porém, de cara você já esbarra na questão de não poder escolher cada componente do seu Skate. Você terá algumas opções e será obrigado a escolher entre elas.

Você não poderá escolher combinação de shapes com rodas e trucks, não poderá selecionar com e qualidade de nenhum dos componentes. Está opção pode ser boa se você é do tipo preguiçoso, não tem nenhum tipo de habilidade manual ou simplesmente não tem ferramentas e conhecimento.

Algumas lojas até podem te dar a opção de escolher as peças e eles fazem o serviço de montagem, mas, se esse valor pela montagem não estiver explicito, pode já estar embutido no preço cobrado pelas peças. 

Uma das vantagens de comprar um skate pronto, é que já da pra sair andando... Sem perder tempo. Outro ponto interessante é que muitas vezes o preço de um Skate montado é mais em conta do que comprar as peças separadamente


O custo final abaixo de um skate montado peça a peça é explicado pelo foco em partes como um shape de qualidade e demais componentes nem tão bons assim. Anunciam usando a peça de maior valor e qualidade como principal, e, se você não se atentar para os demais componentes do Skate comprado montado, pode cair na furada de ter peças de baixa qualidade e custo junto com peças de marcas com nome de mercado.

Eu, particularmente, prefiro montar meu skate eu mesmo. Escolher cada peça, escolher cada cor, e ter o prazer de ter montado com minhas próprias mãos. 

Motivos para Montar seu Skate Peça por Peça:

Um dos motivos já expus e acima e é bem pessoal, pode ser que você pense diferente. Outro ponto que vejo como positivo para montar um skate peça a peça é o fato de poder pensar neste Skate como um equipamento que receberá upgrades no futuro. 

É tipo assim: Compro um shape intermediário, invisto uma parte maior do que tenho em trucks de qualidade, compro rodas razoáveis e rolamentos bons, lixa e parafusos padrão. Conforme for passando o tempo e as peças se desgastando, já vou deixando um dinheiro reservado para troca. Ai já compro um shape ou rodas melhores, invisto um pouco mais do que anteriormente... e assim posso ir subindo o nível de qualidade do meu Skate gradativamente.

Outro ponto que eu defendo é o fato de comprando peça a peça para seu skate você será obrigado a aprender a montar seu skate. Assim você já fica mais preparado caso precise fazer algum reparo, trocar alguma peça ou ajustar algo. E não pense que montar um skate é complicado. É bem simples e tem muitos tutoriais no YouTube falando sobre isso. Em breve vou escrever uma matéria aqui com o passo a passo bem detalhado para lhe ajudar.

Agora, um ponto negativo para quem quer montar um skate peça por peça é o fato de que você  vai precisar de algumas ferramentas para isso. Esse ponto carrega uma certa ambiguidade, afinal, se pretende andar mesmo de skate, cedo ou tarde irá precisar de algumas ferramentas ou de uma chave combinada que contém encaixes para todas necessidades de um skate.

Um fator importante na hora de escolher entre montar ou comprar um skate já montado é o valor que pretende investir. Geralmente, se tem pouco dinheiro para gastar pode ser melhor optar por um skate já montado com uma qualidade razoável. Você também irá economizar um tempo pesquisando por peças individuais, qualidade, durabilidade e etc. 

Por outro lado. Como já falamos algumas vezes no post, você terá opções limitadas.

Eu já tenho minha opinião formada e é minha opção montar meu skate peça a peça. Incentivo que reflita um pouco e se tiver na dúvida, monte vc mesmo escolhendo peça a peça. Você verá que sua ligação com o skate será outra.

Se tiver alguma dúvida ou quiser expor seu ponto de vista, fique à vontade nos comentários, e, independente da sua escolha, VIVA O SKATE!


0 comentários: