Partes do Skate - Rolamentos - Tudo o que você precisa saber sobre rolamentos!

Salve, Salve meus amigos! Tudo certo? Espero que sim.

O site Viva o Skate andou sem atualizações por um bom tempo, mas, isso é parte do passado, voltamos a ativa visando ser um ótimo site sobre Skate e esportes radicais com conteúdo grátis e de qualidade para vocês.

Pois bem, falamos em posts anteriores sobre algumas das principais peças de um Skate, já falamos sobre Shapes, falamos também sobre trucks e sobre rodas. Indicamos algumas características que você deve se atentar antes de comprar a suas peças.

Hoje nós vamos continuar nessa pegada e vamos falar sobre um componente que é de extrema importância para um bom rolê. Os ROLAMENTOS. Os rolamentos são peças que são encaixadas dentro das rodinhas, são elas as responsáveis por fazer com que a roda gire no eixo do truck.
Partes do Skate - Rolamentos - Tudo o que você precisa saber sobre rolamentos!
Partes do Skate - Rolamentos - Tudo o que você precisa saber sobre rolamentos!

Por volta de 1974 foi que os primeiros rolamentos começaram a ser usados em Skates. De acordo com o que encontrei na rede, antes as rodas de skate eram equipadas com caixas de bilha, tecnologia hoje primitiva.
Rodas Antigas com Caixas de Bilha
Rodas Antigas com Caixas de Bilha
Os rolamentos modernos são mais eficientes, com maior durabilidade e manutenção mais simples.
E, meu caro, bons rolamentos podem ser a chave para um bom skate. Lembre-se que os rolamentos são os responsáveis por fazer suas rodas girarem. E lembre-se também que a carga dos impactos das manobras, então, não faça economia porca na hora de comprar seus rolamentos.

Se você está ligado nos nomes comuns falado pelos skatistas, com certeza já ouviu ABEC em algum rolê ou discussão. Ao contrario do que muitos pensam, ABEC não é uma marca! Mas, afinal o que significa ABEC?



ABEC é a sigla para Annular Bearing Engineerring Committee, se você, assim como eu não manja dos inglês, isso ai quer dizer Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares. Em miúdos isso é uma classificação internacional para os rolamentos. Não especificamente os de skate, mas, de qualquer rolamento.

A classificação ABEC é definida por números: 1, 3, 5 ,7 ,9 e 11. Quanto maior a classificação ABEC de um rolamento, melhor é o seu rendimento, isso por que tem menos atrito estre as partes. Pelo menos em teoria seria isso.

Como este conceito foi criado para rolamentos industriais, faz pouca diferença quando falamos dos rolamentos para Skate. O habitual é usar rolamentos ABEC 5 e propagandas que usam ABEC 7, ABEC 9 como “vantagens” são só um chamariz pra te fazer gastar mais.

Partes de um rolamento de skate?

Os rolamentos são comumente compostos por um anel interior, um anel exterior, esferas de aço e em alguns rolamentos de melhor qualidade de cerâmica, lubrificante e, em rolamentos melhores, pra não dizer dignos, existe uma vedação nas laterais.

Alguns rolamentos de mais qualidade também tem selagem de borracha, retenção nas esferas que podem ser de aço, bronze ou de nylon.
Partes de um Rolamento - Neste modelo temos um bem completo!
Partes de um Rolamento - Neste modelo temos um bem completo!

Compre sempre rolamentos com essa dupla vedação. Isso serve para proteger as esferas e todo o sistema de poeira, areia e afins.

Como escolher o rolamento ideal para meu skate?

Isso é bem simples. Primeiro, não seja miserável de comprar esses rolamentos vendidos a menos de R$ 2,50 a unidade. Muitos desses rolamentos têm qualidade e produção duvidosa e não vão durar nada. Com certeza vão te deixar na mão cedo ou tarde.

Como já falamos antes, a classificação ABEC foi pensada para indústria, então, ABEC 5 já é mais do que suficientes. E, a Red Bones, uma das marcas mais fodas de skate, criou sua própria classificação para rolamentos de Skate. Eles chamam essa classificação de “Skate Rated”.

A Skate Rated da Bones é dividida assim: Bones Swiss, Bones Swiss L2, Bones Super Swiss 6, Bones Swiss Ceramics, Bones Reds, Bones Super Reds e Bones Caramic Super Reds.

Os rolamentos da Bones, se bem cuidados podem durar mais de um ano. Então, talvez seja uma boa para você. Por outro lado, os preços deste rolamentos não são dos melhores para quem é duro como eu!

Os rolamentos também vão ser diferentes para longboards e skates de street. Esteja atento ao tamanho do eixo do seu truck e também das suas rodas. Como tudo é padronizado, não tem como errar.

Quais as melhores marcas de rolamentos?

Bom, isso é complicado, existem muitas marcas e os preços podem variar muito em virtude de “griffe”, embalagem bonita e etc. Mas, entre as melhores e mais conceituadas marcas, nacionais e internacionais, bem avaliadas por quem usa podemos citar:
Crail, Independent, Bones, Cisco, Elements, Flip, Speed Demons.

Existem outras também. Vale a pena consultar seus amigos de rolê com mais tempo de skate e experiência.



Como conservar meus rolamentos?

Para manter a maior duração dos seus rolamentos, use óleo do tipo WD40 para lubrifica-los sempre. Evite areia nos rolamentos e se necessário limpe seus rolamentos com desengripante e aplique óleo sempre. Manter os rolamentos lubrificados é o segredo para bom desempenho e durabilidade.

Acredito que agora você já poderá escolher melhor seus rolamentos. Então, bons rolês!

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário que tentaremos te ajudar com certeza!!!

Abraços e VIVA O SKATE.

0 comentários: