Quais as partes do Skate? Conheça as peças do Skate

Olá meus amigos, hoje trago uma postagem mais teórica sobre o Skate. Falarei sobre as partes do Skates, as peças que compõe nosso tão amado brinquedo!

Quais as partes do Skate? Conheça as peças do Skate
Quais as partes do Skate? Conheça as peças do Skate

Irei usar várias imagens para poder ilustrar melhor o que falarei sobre as peças do Skate e, lembrando, você pode ficar à vontade para comentar, corrigir eventuais erros ou sugerir conteúdo pra gente manter o site vivo!

Bom, o skate é composto por basicamente seis peças fundamentais e indispensáveis para sua usabilidade. Podemos dizer que sem essas peças o Skate não roda bem! Irei apresentar as peças e no decorrer da postagem aprofundarei em cada uma delas. Veja:

Peças fundamentais do Skate:

  • Shape (prancha de madeira superior);
  • Trucks (são os eixos do skate, usa-se um par);
  • Rodas (2 pares, 4 rodas);
  • Rolamentos (8 rolamentos, 2 pra cada roda);
  • Parafusos de base (são 8, prendem os trucks ao shape);
  • Lixa adesiva (colada sobre o shape).

O Shape

Peças do Skate - Shape
Peças do Skate - Shape

O shape é feito com lâminas de madeira coladas com resinas e prensadas. A madeira usada para construção dos shapes deve ser leve e resistente, comumente usa-se maple ou marfim. Sendo que o maple e o melhor material existente, por isso, mais caro.
Na construção dos shape usam-se geralmente sete lâminas de madeira coladas por uma resina e prensadas em moldes próprios onde são moldadas as curvas do tail (parte de trás) e do nose (parte da frente). Depois da prensa, o shape e cortado e acabado. Não vou entrar em mais detalhes sobre o shape pois futuramente ele será tema de uma matéria no site.




Os Trucks

Peças do Skate - Trucks
Peças do Skate - Trucks

Os trucks são os eixos do skate. São parafusados no shape e são nos trucks onde as rodas e rolamentos são instaladas. Geralmente são feitos de alumínio. Os trucks são as peças que fazem o skate virar.

Partes do Truck:

Peças do Skate - Trucks (Partes do Truck)
Peças do Skate - Trucks (Partes do Truck)

Nos trucks temos peças menores que o compõe: Base, parafuso central, amortecedores e trave (também chamada de cabide).

As Rodas

Peças do Skate - Rodas
Peças do Skate - Rodas

As rodas dos skates são feitas de poliuretano ou de uretano. Em cada um dos dois lados da roda existem cavidades onde são inseridos os rolamentos. As rodas tem diversos tamanhos, variam de 45 a 60mm e tem durezas diferentes que podem ir de 97 a 103a. Em uma matéria futura falaremos mais sobre as rodas para skate, suas durezas e tamanhos.

Os Rolamentos

Peças do Skate - Rolamentos
Peças do Skate - Rolamentos

Os rolamentos são as peças responsáveis por permitir que a roda gire no eixo. São confeccionados em ligas de aço. Esses rolamentos são inseridos nas rodas para permitir que o skate possa deslizar bem no chão.

Assim como as demais peças do skate, os rolamentos precisam de muito cuidado e manutenção para durarem mais e continuarem eficientes.

Opcional: Espaçadores

Os espaçadores são pequenos tubos feitos de ligas de aço que são instalados dentro das rodas no espaço entre um rolamento e outro. Estes espaçadores evitam que os rolamentos se desloquem para dentro da roda.

Os Parafusos

Peças do Skate - Parafusos de Base
Peças do Skate - Parafusos de Base

Os parafusos são os responsáveis por unir o shape aos trucks. São quatro em cada truck. Além do parafuso, existem as porcas, responsáveis por dar aperto aos parafusos. Os parafusos de base podem ter dois tipos de cabeça: allen ou fenda.

A Lixa

Peças do Skate - Lixa
Peças do Skate - Lixa

A lixa cobre a parte superior do shape. Graças a sua aspereza ela aumenta a aderência do calçado com o shape, impedindo que o calçado deslize do shape sem querer e também auxilia nas manobras.

Ao mesmo tempo que a lixa é essencial para o bom desempenho do skate ela é uma das maiores inimigas dos calçados. É comum os tênis rasgarem devido ao desgaste causado pela lixa.

Bom meus amigos, essas são as partes essenciais do skate. Então, se você quer montar seu skate, vai precisar de todas essas peças.

Existem ainda algumas peças que são opcionais e que, basicamente, são dispensáveis ao skate. São elas:

Shock Pad: são peças de borracha ou plástico instaladas entre o shape e o truck. Elas aumentam o espaço entre essas duas peças e a permite virar mais o shape sobre o truck sem que a roda trave. Estes pads também podem mudar a maneira como os skates viram e fazem curvas.

Slip Tape ou Everslick: Peças plásticas instaladas embaixo do shape que protegem o shape e permite que ele deslize melhor.


Fique por dentro de nosso site que em breve trataremos de maneira mais aprofundada sobre cada um dos componentes citados.

Espero que tenha gostado da nossa matéria e compartilhe o que aprendeu aqui com seus amigos!
Abraços e VIVA O SKATE!

0 comentários: