Partes do Skate: Tipos de Shape de Skate

Hoje vou falar sobre uma das peças fundamentais do skate, a parte que podemos dizer que é a base do skate e uma das principais partes do carrinho. Irei falar sobre os tipos de shapes. Os tipos de shapes de Skate que você irá encontrar no mercado, nos rolês e na vida. Vou dividir essa matéria em duas classes de shape: Longboard, Street/Vertical.
Partes do Skate: Tipos de Shape de Skate
Partes do Skate: Tipos de Shape de Skate

Primeiro, você sabe o que é um shape de Skate? Não! :|... tranquilo, bom, shape é a parte de madeira do seu skate, é a tábua que suporta o skatista. É no shape ondes os pés de quem anda de skate ficam.

Do que são feitos os shapes de skate?

Os shapes de skates geralmente são feitos com sete camadas de lâminas de madeira intercaladas e coladas com resina própria. Essas lâminas geralmente são feitas de marfim ou maple canadense. Os melhores shapes geralmente são feitos de maple canadense. Eles geralmente são mais leves e resistentes.

Existem ainda alguns shapes de bambu, são pouco usados e são mais encontrados em longboards.

Os shapes são encontrados no mercado em diversos formatos e tamanhos. Hoje vamos nos dedicar a falar sobre os formatos de duas categorias base, os longboards e os shapes para street e vertical.

Shapes de Longboard:

Os longboards são aqueles skates grandes, falando de maneira clara e para quem não tem tanta vivência de skate.

Podemos dividir os shapes para longboards em três tipos principais:
Pintails:
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Pintail
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Pintail
Estes shapes tem formato de gota, geralmente são usados para rolês longos  e com poucas incidências de obstáculos. Esses shapes evitam que as rodas agarrem no shape durante o rolê.
Estes shapes funcionam muito bem para quem curte dar um rolê tranquilo, andar em ruas, calçadões, na orla de praias e etc.

Dropthrough:
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Dropthrough
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Dropthrough
Este tipo de shapes recebem esse nome devido a posição em que ficam os trucks. Existem alguns shapes dropthrough que são rebaixados, dando mais velocidade ao rolê. Estes shapes são mais indicados para manobras no chão.

Quem deseja dar rolês de speed, descer ladeiras e afins pode optar por este tipo de shape que certamente irá gostar.

Cruiser:
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Cruiser
Peças do Skate - Tipos de Shape para LongBoard Cruiser
Os cruses são os shapes mais usados para roles em calçadas, ruas, rolês urbanos e afins. Geralmente este tipo de shapes são mais altos e, ao contrário dos outros possui tail. Com ele as manobras são mais fáceis, diferente dos outros modelos de shapes para longboard.

Shapes de Skate Street/Vertical:

Esses são os shapes tradicionais e mais conhecidos e usados. Neste tipo não temos muitas variações de formatos, todos tem tail e nose, pelo menos os que conheço. O que pode mudar, e que faz muita diferença é o tamanho do shape.

Existem basicamente dois padrões: Street e Vertical. Como os próprios termos definem, um é pra quem dá roles de street, e o outro para vertical.

Os shapes para street geralmente tem larguras entre 7,5" e 8". São menores e mais leves. Com este tipo de shape as manobras fluem mais facilmente. É o ideal para roles de rua, pistas, manobras técnicas, boxes, corrimões, gaps e afins.
Peças do Skate - Tipos de Shape para Street
Peças do Skate - Tipos de Shape para Street

Já os shapes para vertical são mais largos, geralmente 8" à 8,25". Este tipo é mais pesado. Usado por quem anda em bowls, halfs, mini-rampas, e afins. Existem ainda shapes maiores, porém, são pouco usados.
Peças do Skate - Tipos de Shape para Vertical
Peças do Skate - Tipos de Shape para Vertical


Em uma matéria futura falarei sobre como escolher o melhor tipo de shape para você. Se ligue aqui no site para não perder.

Espero que tenha gostado! Abraços e VIVA O SKATE!

1 comentários:

Werner Ebner disse...


Howdy! I could have sworn I've been to your blog before but after looking at a few of the articles I realized it's new to me. Anyways, I'm definitely happy I found it and I'll be book-marking it and checking back regularly! outlook email login